|| Ingredientes do molho branco:
- 50 g de manteiga sem sal
- 50 g de farinha de trigo
- 1 litro de leite fervido (o leite deve ser servido com metade de uma cebola média cravada com uma folha de louro e quatro galhinhos de cravo da índia)
- Sal a gosto (eu usei aproximadamente 1 colher de sobremesa)
- 1 caixinha de creme de leite
- Noz moscada a gosto (cuidado para não exagerar)
|| Ingredientes da fritada de vegetais com bacon:
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 colher de sopa de óleo de soja (para o azeite não esfumaçar muito)
- 1 xícara de alho poró cortados em fatias finas
- 1 xícara de ervilhas frescas (não use as de latinha). Comprei congeladas.
- 1/2 xícara de pinhão picado em fatias finas
- 1 colher (de sopa) cheia de alcaparras
- 1 pimenta dedo de moça de tamanho pequeno
- Algumas folhas de manjericão (a gosto)
- 1/2 xícara de cheiro verde picado
- 100 g de bacon frito (eu preparo no microondas)
|| MODO DE PREPARO – Molho branco:
Coloque o leite para ferver em uma panela ou leiteira grande. Adicione uma espécie de bouquet preparado com metade de uma cebola. Nessa metade coloque uma folha de louro e crave com 4 galhos de cravo da índia. Fique de olho, e quando o leite ferver, desligue o fogo, deixe uns 5 minutos e despreze a cebola, o louro e os cravos no lixo.
Numa outra panela, aqueça a manteiga sem sal, e adicione a farinha de trigo de uma vez. Mexa com uma colher rapidamente. O resultado será uma farinha totalmente empelot
Comece a adicionar o leite fervido anteriormente, utilizando uma concha de feijão. Sempre que adicionar o leite, mexa bem com a ajuda de um fuê (misturador de claras).
À medida que você vai mexendo o leite com a farinha, a farinha integra todo o leite e a massa volta a empelotar. Novamente adicione mais leite com a concha. Cuidado com a temperatura do fogo. É melhor trabalhar com um fogo médio.
Vá adicionando mais leite, mexa bem com o fuê e você verá que o molho branco vai tomando forma, e já está ficando bem cremoso. Por enquanto está parecido ainda com aquela cola de farinha que fazíamos para confeccionar pipas.
Quando estiver nesse estágio, pode-se virar o restante do leite sobre o molho. Agite bem com o fuê e verifique a consistência. Caso goste do molho menos espesso, adicione mais leite. Nesse ponto do preparo do molho o leite que se quer adicionar a mais pode ser frio.
Adicione o sal a gosto.
Adicione o creme de leite. Um bom molho branco deve ter creme de leite em sua formulação. É o creme de leite que dá o toque aveludado do molho na boca. Se quiser, nesse estágio, pode-se adicionar queijo parmesão ralado, porém, muito cuidado com o sal para não salgar demais.
Por último adicione uma pitada de noz moscada ralada. Está pronta a primeira parte da receita. Você verá que o molho está delicioso, com um sabor inigualável.
|| MODO DE PREPARO – Fritada de vegetais:
Primeiramente prepare o bacon. Você pode fritá-lo numa frigideira. Eu prefiro comprar aquelas bandejas de bacon picado da Sadia, Perdigão ou outra marca qualquer. Espalho o bacon sobre duas folhas de papel absorvente, em um prato. Coloco no microondas, ligo na potência maior e, de tempos em tempos, abro o microondas para verificar se está no ponto que quero.
Quando o bacon estiver bem frito, retire do microondas e reserve.
Numa panela coloque o azeite, o óleo, deixe esquentar bem. Então adicione o alho poró. Mexa para espalhar bem as fatias do alho poró.
Adicione as ervilhas já previamente descongeladas (caso utilize as congeladas).
Adicione o pinhão cortado em fatias finas (ele deve estar previamente cozido). Eu cozinhei-os por 5 minutos em panela de pressão.
Adicione as alcaparras.
Adicione a pimenta dedo de moça, sem as sementes, e picada.
Adicione o manjericão.
Adicione o cheiro verde picado (eu sempre tenho congelado).
Por último adicione o bacon previamente frito.
Nessa etapa você irá misturar à fritada de vegetais e bacon, o molho branco que está reservado. Misture bem os dois molhos e faça a correção de sal, se necessário.
Uma vez pronto o molho, jogue-o por cima do macarrão de sua preferência. Eu sempre prefiro o fettuccine, que é um macarrão largo e que “pega” bem o molho. Pronto, agora é só degustar esse, modestamente, prato dos deuses. Acompanhe com um bom vinho.