|| Ingredientes
- Farfalle de preferência de sêmola de grano duro
- Azeite de oliva extra virgem
- Especiarias em pó: pimenta do reino branca, cominho, louro, paparica picante, etc.
- Caldo de carne feito em casa ou mesmo caldo industrializado de picanha ou costela
- Cogumelos variados. gengibre, sal, limão a vontade
- Molho pesto: manjericão, alho, nozes, azeite de oliva, queijo parmesão
- Queijo ralado podendo ser parmesão, provolone, ementhal, gruyére ou outro da sua preferência.
|| Modo de preparo
Frite o macarrão farfalle no azeite de oliva com as especiarias do seu gosto, mas todas em pó, podendo ser: pimenta do reino branca, cominho, páprica picante, louro em pó etc…e um pouquinho de sal. Quando o macarrão estiver bem dourado, coloque-o todo no caldo de carne em fervura (pode ser de picanha ou costela bem concentrado) e deixe-o cozinhar normalmente. O caldo de carne tem que ser só o suficiente para cobrir o macarrão, este é o segredo, o pulo do gato.
O ideal é que o caldo vá secando, o macarrão vai ficar todo empipocado, um aspecto diferente, reserve para depois servir com um molho, podendo ser molho frio ou quente à sua vontade.
Molho de cogumelos:
Em outra panela, frite cebola e alho com uma pitada de louro em pó e pedacinhos de gengibre (é bom pegar o gengibre fresco, ele solta um cheiro e um gosto ótimos), quando tiver dourado, coloque os cogumelos (fica interessante fazer um mix de shitake e shimeji e cogumelos de paris in natura). Coloque um pouco de pimenta moída na hora. Deixe fritar com umas gotas de limão e sal. Quando estiverem bem dourados, coloque um pouquinho de caldo de carne pra formar um molho ralo. Reserve.
Molho pesto:
Folhas de manjericão, alho cru, queijo parmesão, pinolli ou nozes moídas e azeite de olivas extras virgens moídos num pilão ou em qualquer outra coisa que possa amassar e misturar esses ingredientes. Salgue a gosto e reserve.
Modo de servir:
Misture o farfalle já escorrido ao molho de cogumelos. Por cima coloque o molho pesto e salpique com um queijo a teu gosto podendo ser: um brie, parmesão, provolone, ermenthal ou gruyére ralados; só não vale colocar ricota pois vai estragar o prato. Sirva com um bom Pró Secco.