|| Ingredientes
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 cebola pequena picada
- 90 gramas de arroz arbóreo OU carnaroli OU vialone nano
- 3/4 de copo de vinho branco seco (150 ml)
- 3/4 de copo de água (150 ml)
- 200 gramas de camarão médio sem cabeça e limpo
- 100 g de alho poró cortado em rodelas e refogado na manteiga
- 40 g de parmesão ralado
- 1 colher de sobremesa de manteiga
- Pimenta biquinho para decorar
|| Modo de preparo
Para fazer a base do risotto, refogar a cebola na manteiga, acrescentar o arroz e mexer por alguns instantes.
Adicionar o vinho branco seco e mexer em fogo médio até começar a secar o fundo da panela.
Adicionar a água e repetir o processo.
Quando o arroz estiver ainda duro no centro, pode-se parar o processo, deixar o arroz esfriar e guardar na geladeira por até 3 dias. Esse pré preparo facilita muito para quem não quer ficar na cozinha o tempo todo quando for fazer um jantar por exemplo.
Caso o camarão esteja cru, limpar e retirar a cabeça e escaldar o camarão com água quente, passando ele depois por água fria. Isso impede que ele fique muito borrachudo.
Refogar o camarão pré cozido e temperado com alho e sal no azeite quente. Quando começar a soltar líquido, retirar o camarão e colocar o arroz pré cozido para cozinhar no líquido do camarão.
Incorporar o queijo ralado, em seguida o camarão e o alho poró. Por último ajustar a consistência do risotto com um pouco mais de água (caso seja necessário) e acrescentar uma colher de sobremesa de manteiga, mexendo bem para emulsificar a mistura. Usar a pimenta biquinho para decorar.
O risotto clássico deve ficar cremoso, ser servido em prato fundo e não deve ser enformado ou levar creme de leite no preparo.