O purê de batatas também é básico. Faz boa “companhia” para todas as carnes com molho, peixes, alguns assados de forno, verduras refogadas (como espinafre e mostarda) e é de facílima preparação.
|| Ingredientes para 6 pessoas
- 1 kg de [batatas (555)] (as de polpa branca são melhores para purês)
- 2 ou 3 colheres de sopa de manteiga ou margarina
- sal
- leite o suficiente
Modo de Preparo
Coloque as batatas para cozinhar, com casca. Cubra com água até cerca de 1 dedo acima das batatas, deixando ferver, até que estejam macias.
Para cozinhar no microondas, basta fazer alguns furos com um palito em cada uma das batatas (com a casca), colocar em um recipiente raso e com uma tampa por cima. Calcule uns 2 minutos de potência alta para cada 300 g de batata. Você só precisará descascar se não tiver um espremedor de batatas. Daí, espere que elas esfriem a ponto de você poder puxar a pele. Cozinha-se com casca para que ela não absorva água, portanto, ficando mais seca e dando melhor o ponto.
Utilizando o espremedor de batatas, utensílio indispensável numa boa cozinha, amasse-as, sem descascar e com cuidado para evitar que fiquem encaroçadas.
Antes de colocar outra batata no espremedor, retire a casca que ficou dentro do recipiente com a ajuda de um garfo. Observe que assim é bem mais fácil: casca para um lado e batata para o outro.
Coloque a massa obtida, ainda quente, em um prato fundo ou tigela juntamente com a manteiga e o sal. Com o auxílio de um garfo, amasse delicadamente e vá colocando leite quente aos poucos, até que o purê fique na consistência desejada.
Variações:
Você também pode cozinhar as batatas descascadas. Nesse caso, coloque um pouco de sal na água e observe a qualidade das batatas, pois elas podem reter muito líquido. Na dúvida, cozinhe com casca.
No lugar de colocar a margarina ou manteiga direto na massa de batata, leve-a ao fogo na panela e frite ali um dente de alho picado. Dá um sabor diferente ao purê e fica ótimo para servir com peixe.
Para decorar o seu purê, salpique com salsa picada.
Algumas receitas sugerem que se junte ao purê, já na consistência desejada, 2 ou 3 gemas.
Experimente fazer o purê normalmente, deixando-o mais duro do que o ponto que o aprecia e acrescente um pouco creme de leite. Depois, salpique queijo prato ralado por cima.
Cozinhe espinafre, refogue-o na manteiga e cebola ralada, ou como seu costume. Num refratário, coloque o espinafre refogado, cubra com o purê e salpique com bacon tostado, bem sequinho e “moído” com as mãos. Leve ao forno alto por 15 minutos, mais ou menos, até que doure por cima.
Lave um maço de mostarda ou couve nabiça. Escalde, esprema bem e pique. Refogue no “alho e óleo”. Coloque num refratário, salpique queijo ralado ou bacon na forma indicada acima. Leve ao forno para dourar.