|| Ingredientes
- 1 k de batatas em cubos
- 1 k de lombo de bacalhau (ou lascas de bacalhau)*
- 2 cebolas médias, em meia-lua
- 10 dentes de alho, em rodelas
- 300 ml de azeite EV
- 180 g de tomate sweet grape em rodelas
- sal e pimenta a gosto
- salsinha a gosto
- Ovos cozidos para acompanhar
|| Modo de preparo
Dessalgue o lombo de bacalhau por 3 dias, em água gelada, e sempre dentro da geladeira.
Coloque o bacalhau dessalgado em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e deixe por 15 minutos (*). Não se esqueça de desligar o fogo assim que levantar fervura. Se o bacalhau cozinhar muito ele fica igual uma borracha e não solta lascas.
Retire o bacalhau da água do cozimento (reserve a água), descarte as espinhas e a pele e separe lascas grandes. Reserve as lascas.
Cozinhe a batata em cubos na água que cozinhou o bacalhau, até ficar ao dente. Escorra e coloque as batatas em um refratário.
Aqueça a metade do azeite e junte as rodelas de alho. Espere o alho ficar levemente dourado e retire, mantendo reservado.
Junte a cebola no azeite que dourou o alho e espere a cebola murchar. Acrescente as lascas de bacalhau, mexa com cuidado para as lascas não se desfazerem e acerte o sal e a pimenta.
A montagem:
Forre o refratário com as batatas, junte o bacalhau refogado com as cebolas, acrescente as rodelas de tomate e de alho dourado, regue com o restante do azeite e 200ml da água do cozimento do bacalhau e leve ao forno por 30 minutos.
Retire do forno, salpique salsinha picada e sirva com ovos cozidos partidos ao meio.
*Se você for usar bacalhau desfiado no lugar das postas, o tempo de dessalgue é bem menor, apenas algumas horas. Fique de olho para ele não ficar sem gosto, tá?